Único acusado pelos ataques de 11 de setembro se diz ‘terrorista por natureza’

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 9 de outubro de 2003 as 03:31, por: cdb

O cidadão francês Zacarias Moussaoui, único acusado pelos ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, disse ser um ‘terrorista por natureza’. A declaração está em várias notas escritas a mão e publicadas na última quarta-feira por um tribunal federal.

Em 15 páginas escritas em inglês ruim e com notas de rodapé em árabe, Moussaoui menospreza a juíza encarregada de seu julgamento, Leonie Brinkema, o departamento de Justiça e os advogados que o defendem.

Moussaoui insistiu em se defender, mas o tribunal designou três advogados para ajudá-lo. Sobre um deles, Moussaoui escreve:
 
– Não é apenas um americano, mas intelectualmente não o usaria nem para uma multa de trânsito.

Em uma moção apresentada ao tribunal em 25 de setembro passado, Moussoui identificou-se como ‘o 20º seqüestrador do 11 de setembro’ e ‘terrorista furacão por natureza’.

Ao se definir como ‘terrorista por natureza’, Moussoui fez referência ao filme ‘Assassinos por natureza’, de Oliver Stone, além de ter chamado a juíza Brinkema de ‘Proposta indecente’. Outra nota, ele assinou como ‘Estrela mundial do terrorismo’.