UnB avalia trabalhos de escolas públicas

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Publicado Domingo, 02 de Novembro de 2003 às 13:49, por: CdB

Uma comissão constituída por alunos e professores da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) começou a avaliar, esta semana, os 106 trabalhos produzidos por escolas públicas de ensino médio inscritos para o Prêmio Grupo Ciências, criado pelo Ministério da Educação. A entrega dos prêmios, no valor de R$ 630 mil, está prevista para a primeira quinzena de dezembro. Com a premiação, a Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec) pretende registrar experiências inovadoras, coletivas e aprovadas pelas escolas e desenvolvidas em sala de aula por professores e alunos nas disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática e integradas às demais áreas do conhecimento.

Do conjunto de 106 projetos, serão premiados 27, um por estado, e mais três no âmbito nacional. Cada uma das 27 experiências receberá R$ 20 mil; para as nacionais, o prêmio será de R$ 30 mil. Na inscrição do projeto, a escola indicou em que categoria desejava concorrer, se estadual ou nacional.

Para incentivar a criatividade das escolas e dos professores, para desenvolver o gosto pela pesquisa entre os alunos, estimular novas metodologias e melhorar o aprendizado, a Semtec vai oferecer, além do dinheiro, assistência ao desenvolvimento dos projetos. Os dez professores das escolas com maior pontuação vão participar do seminário Estratégias de Sucesso para a Educação e Replicação de Currículos, que será realizado em parceria com o Canadá.

De acordo com o secretário de Educação Média e Tecnológica, Antonio Ibañez, depois de conhecidos os vencedores, a Semtec vai conversar com os secretários estaduais de Educação para que liberem uma parte da carga horária desses professores em sala de aula. A finalidade dessa iniciativa é dar tempo para que eles possam se dedicar mais ao projeto, diz o secretário.

Critérios - As equipes de avaliação da Faculdade de Educação da UnB vão pontuar os projetos observando os nove critérios descritos no edital de lançamento do prêmio, dentre eles as relações dinâmicas dos conhecimentos científicos, tecnológicos e matemáticos com os problemas sociais, culturais, econômicos e ambientais, de caráter local, regional, nacional ou global, assim como promover ações solidárias entre os participantes do projeto e desses com as comunidades escolar e extra-escolar; promover em alunos e professores o domínio de diferentes linguagens, ao desenvolver registros escritos, gráficos, artísticos de forma individual ou coletiva; promover ações conjuntas com a comunidade extra-escolar; e incentivar o caráter inovador e exemplar da experiência, capaz de gerar iniciativas em outras escolas.

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