Um polvo vidente num ano de novidades

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 31 de dezembro de 2010 as 11:44, por: cdb

2010 teve momentos históricos para o esporte… A primeira Copa do Mundo de futebol na África foi também a primeira sem a famosa “paradinha”, proibida pela FIFA, e foi um fiasco para a seleção canarinho. Mas um polvo acertou que teríamos um novo campeão mundial: a Espanha. E a Fórmula 1 também conheceu um novo e jovem campeão: o alemão Sebastian Vettel. A natação brasileira tem dois ídolos: César Cielo e Thiago Pereira. Nas quadras de tênis, o espanhol Rafael Nadal retornou ao topo do mundo. O judô brasileiro teve grande destaque, principalmente o feminino, que fez história com Mayara Aguiar. Nosso vôlei masculino já contabiliza nove títulos mundiais. Nos gramados nacionais, uma famosa vila continua consagrando meninos. O centenário corintiano passou em branco e o tricolor carioca deu a volta olímpica após 26 anos. Como nota triste, a perda irreparável do talento de Armando Nogueira. Confira o que de mais importante aconteceu:

19 de dezembro
O campeão europeu Inter de Milão venceu o Mundial de Clubes da Fifa.

18 de dezembro
O nadador brasileiro, Cesar Cielo, ganhou o título mundial dos 50 metros livres masculino do Mundial de natação em piscina curta, em Dubai. Com o tempo de 20s51, Cielo estabeleceu o novo recorde sul-americano com o tempo de 20s51.

10 de dezembro
Os já aposentados Gustavo Kuerten e Andre Agassi entraram em quadra no ginásio do Maracanãzinho, em jogo comemorativo pelos dez anos da chegada do brasileiro ao topo do ranking mundial. Apesar de não valer título ou mesmo pontos no ranking, foi um dos jogos mais esperados deste ano no Brasil.

07 de dezembro
A festa de fim de ano da CBF – Confederação Brasileira de Futebol –consagrou o Fluminense como legítimo Campeão Brasileiro de 2010. E mais: Muricy Ramalho foi eleito o melhor técnico, Mariano o melhor lateral-direito e Conca o craque do Campeonato e o Craque da Galera.

06 de dezembro
A Secretaria de Direitos Humanos (SDH), ligada à Presidência da República, inaugurou no Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro, o memorial em homenagem a Stuart Edgar Angel Jones, morto sob tortura em 1971 pelas forças de repressão política da ditadura militar (1964-1985).

02 de dezembro
Ficou decidido que a Copa do Mundo de 2018 será realizada na Rússia e o Mundial de 2022 será no Catar, anunciou o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

14 de Novembro
O piloto alemão Sebastian Vettel transformou-se no mais jovem campeão da Fórmula 1 ao ganhar o Grande Prêmio de Abu Dabi que encerrou a temporada de 2010.

24 de outubro
A brasileira Mayra Aguiar entrou para a história do judô ao conquistar o ouro no Campeonato Mundial Sub-20, em Agadir (Marrocos). Mayra se tornou a atleta com o maior número de medalhas na competição de todos os tempos.

16 de outubro
O nadador Thiago Pereira conquistou três medalhas de ouro, na etapa de Cingapura da Copa do Mundo de piscina curta. O atleta venceu os 400m medley, 200m borboleta, 100m medley. Outro brasileiro também conquistou uma medalha de ouro em Cingapura: Guilherme Guido ganhou a disputa nos 100m costas em uma prova bastante acirrada.

1º de outubro
Zico pediu demissão do cargo de diretor de Flamengo após somente quatro meses no cargo. O ex-jogador, ídolo do clube, alegou que as rivalidades dentro do clube tornaram seu trabalho impossível.

25 de setembro
Com o tempo de 45s87, o brasileiro Cesar Cielo acrescentou mais um recorde sul-americano à sua carreira ao vencer, neste sábado, a final dos 100m livre em piscina curta, pelo Troféu José Finkel, no Rio de Janeiro.

17 de setembro
O espanhol Rafael Nadal está garantido como líder do ranking mundial no fim do ano após conquistar os títulos de Roland Garros, Wimbledon e o Aberto dos EUA, informou a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

9 de julho
O polvo oráculo alemão Paul previu que a Espanha iria derrotar a Holanda na final da Copa do Mundo. O polvo de dois anos, que se tornou uma celebridade ao escolher com acerto o resultado de todas as seis partidas da Alemanha no Mundial.

04 de julho
A seleção de Dunga, eliminada do Mundial da África do Sul, desembarcou no Brasil na madrugada deste domingo expressando frustração e tristeza, mas sem dar explicações para a derrota que pôs fim ao sonho do hexacampeonato. No mesmo dia, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira demitiu o técnico da seleção brasileira, Dunga, e todos os integrantes da comissão técnica.

07 de Junho
O judô brasileiro conquistou quatro medalhas na Copa do Mundo de Madrid, etapa do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô e que conta pontos para o ranking mundial e olímpico da modalidade. Tiago Camilo (-90kg) e Rafael Silva (+100kg) faturaram a medalha de ouro, enquanto Hugo Pessanha (-90kg) ficou com a prata

18 de maio
Reunida na sede da FIFA, em Zurique, na Suiça, a International Football Association Board (IFAB) resolveu pôr um ponto final na “paradinha”, artificio que os jogadores estavam utilizando para enganar os goleiros na cobrança de pênalis.

11 de maio
Em uma convocação onde as surpresas foram as ausências de Adriano, do Flamengo, Ronaldinho Gaúcho e das estrelas do time do Santos, Dunga apresentou a lista dos convocados para a Copa da África do Sul.

29 de Março
O jornalista e cronista esportivo Armando Nogueira morreu aos 83 anos, vítima de um câncer descoberto em 2007.

17 de março
Já está em pleno andamento na Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) inquérito aberto a pedido do Ministério Público do Estado do Rio para apurar se o atacante Adriano, do Flamengo, cometeu os crimes de associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

27 de Fevereiro
O jogador argentino Lionel Messi e seu clube, o Barcelona, são as marcas mais midiáticas do futebol mundial.

8 de Fevereiro
O Brasil conquistou uma medalha de ouro e uma de bronze no Grand Slam de Paris, primeira competição do ano e um dos mais importantes campeonatos de judô do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e Campeonato Mundial.

26 de Janeiro
O Botafogo tem um novo técnico desde as primeiras horas desta terça-feira. É Joel Santana.

25 de Janeiro
O jogador paraguaio Salvador Cabañas, do América de México, foi internado após ter levado um tiro na cabeça durante uma aparente tentativa de assalto no sul da Cidade do México.

9 de janeiro
A Copa das Nações Africanas foi confirmada apesar do atentado contra a seleção do Togo, quando dois membros da delegação morreram após o ataque contra o ônibus em que viajava a seleção para disputar a Copa.