Último lote de restituição do Imposto de Renda pode ser sacado no dia 16

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 9 de dezembro de 2002 as 23:58, por: cdb

Os mais de 713 mil contribuintes cujas declarações estão no sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física podem sacar aproximadamente R$ 689 milhões de restituição a partir da próxima segunda-feira (16). Neste mesmo lote, 153,9 mil pessoas terão que pagar mais imposto à Receita, enquanto 7,2 milhões não terão que pagar nem receber, pois estão com o saldo zerado junto ao Fisco.

O valor a ser pago para quem tem direito à restituição virá corrigido duas vezes: em 11,29%, referentes ao aumento da taxa básica de juros Selic entre maio e novembro, e em mais 1% referente a este mês.

Quem ainda não recebeu nenhuma restituição está na malha fina da Receita. Dos 16,6 milhões de contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda este ano, 15,1 milhões já foram liberados. O restante, 1,5 milhão, está com pendências junto ao Fisco, segundo a assessoria de imprensa da Receita. Deste total, aproximadamente 597 mil contribuintes irão receber restituição nos lotes residuais a partir do ano que vem, enquanto o restante é formado por contribuintes com saldo zero ou por pessoas com situação irregular – erro de digitação, informações desencontradas ou até indícios de sonegação.

A Receita Federal aconselha que os 1,5 milhão de contribuintes com situação pendente devem aguardar um comunicado oficial do órgão antes de procurar a Receita.

Para ter acesso ao sétimo lote de restituição do Imposto de Renda basta acessar o endereço eletrônico da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou entrar em contato com o Receitafone (0300 78 0300) a partir desta quarta-feira (11).