UE deverá propor ‘pacote ousado’ ao Irã

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 15 de maio de 2006 as 11:07, por: cdb

A União Européia está preparando um pacote de ofertas ao Irã, que Javier Solana, o o alto representante de Política Externa do bloco europeu, qualificou como “ousado e generoso”.

– Será um pacote generoso, um pacote ousado, que seguramente irá conter itens ligados a temas nucleares, econômicos, e, possivelmente, se necessário, assuntos de segurança –  afirmou Javier Solana.

De acordo com Solana, será difícil descartar a oferta européia, se os iranianos estiverem de fato sendo sinceros quando dizem que só querem desenvolver tecnologia nuclear por razões energéticas. Os ministros das Relações Exteriores do Irã irão se reunir nesta segunda-feira em Bruxelas, a capital da Bélgica e sede do bloco europeu. Um dos temas da reunião será a crise com o Irã.

Javier Solana não deu detalhes sobre o pacote de ofertas, mas afirmou que a União Européia quer apresentar as propostas ao Irã nas próximas semanas. No domingo, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse que o país não aceitaria qualquer oferta européia que incluísse exigências para que Teerã deixe de desenvolver o que chama de atividades nucleares pacíficas.

Os Estados Unidos e alguns governos europeus vêm pressionando para que o Conselho de Segurança da ONU adote uma dura resolução condenando o Irã. Mas tanto a China como a Rússia, que contam com poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, não pretendem apoiar qualquer resolução que possa levar à adoção de sanções ou a uma ação militar.

O Irã é o quarto maior exportador mundial de petróleo e insiste que pretende desenvolver tecnologia nuclear apenas para produzir eletricidade.