Turnê do Ballet Nacional de Cuba começa nesta semana

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 24 de abril de 2006 as 21:09, por: cdb

Quem já viu, considera uma das apresentações artísticas mais perfeitas do mundo, um show de inesquecível sensibilidade e beleza. Este é o Ballet Nacional de Cuba, uma das maiores companhias de dança clássica da atualidade, que pousará em solo brasileiro no dia 24 de abril de 2006. No último momento, porém, a passagem do corpo de baile pelo Rio de Janeiro foi cancelada.

O espetáculo não poderia ser mais completo, pois apresentará uma antologia, denominada A Magia da Dança, que já se apresentou na Inglaterra, Espanha, Estados Unidos e é considerada entre os críticos como a melhor introdução ao mundo da dança para o público que se inicia no gosto pelo ballet e, ao mesmo tempo, uma excelente oportunidade para matar a saudade do apreciador habitual, já que a apresentação reunirá clássicos como Giselle, A Bela Adormecida, Quebra Nozes, Copélia Dom Quixote, O Lago dos Cisnes e Sinfonia de Gottschalk.

A idéia, segundo Alicia Alonso, Primeira Bailarina absoluta e maior diva de todos os tempos, que ainda está à frente do Ballet Nacional de Cuba, é reunir alguns momentos que marcaram para sempre a história do ballet mundial, recriando coreografias e mostrando um resumo de sua própria trajetória, com muita beleza e criatividade.

Alicia acompanha todos os passos do grupo e, mesmo com problemas de locomoção e visão, continua sendo a coreógrafa da companhia, que conta ainda com grandes estrelas, como: Viengsay Valdés, Hayna Gutiérrez, Anette Delgado, Sadaise Arencibia, Yolanda Correa, Joel Carreño, Víctor Gili, Romel Frómeta, Octavio Martín, Miguel A. Blanco, Elier Bourzac, entre outros, que estão entre os melhores bailarinos da atualidade.

A turnê passa por:

– São Paulo – Via Funchal, nos dias 26, 27, 28 e 29 de abril;
– Maceió – Centro de Convenções do Teatro Gustavo Leite, no dia 1º de maio;
– Recife – Centro de Convenções da UFPE, nos dias 06 e 07 de maio;
– Aracajú – Teatro Tobias Barreto, no dia 09 de maio;
– Brasília – Teatro Cláudio Santoro, nos dias 11, 12 e 13 de maio;
– Florianópolis – Teatro do CIC, no dia 16 de maio;
– Porto Alegre – Teatro Sesi Porto Alegre, nos dias 19 e 20 de maio;
– Curitiba – Teatro Guaíra, no dia 22 de maio;
– Belo Horizonte – Grande Teatro do Palácio das Artes, no dia 26 de maio.