Turma lotada: inicia nesta terça (27) curso de fabricação de embutidos e defumados de ovinos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 12:56, por: cdb

Publicada em 26/03/2012

Turma lotada: inicia nesta terça (27) curso de fabricação de embutidos e defumados de ovinos

Uma das carnes mais valorizadas do momento, a carne de ovelha, também pode render bons frutos aos pequenos produtores. A partir desta terça-feira (27) até sexta-feira (30), produtores, técnicos e público em geral participam do Curso de Fabricação de Embutidos e Defumados de Ovinos, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/Sindicato Rural de Santa Maria. Todas as vagas já foram preenchidas.

O secretário adjunto do Desenvolvimento Rural, Antoniangel Zanini, explica que há uma grande produção de ovinos na região, tanto criadores comerciais (cabanhas) como pequenos produtores. “O objetivo do curso é fazer com que esses produtores agreguem valor ao produto, gerando renda”. Zanini cita como exemplo, o valor da lingüiça de ovino cobrado no mercado, que é bem superior ao da carne de gado ou de suíno.

Durante o curso, ministrado pelo técnico agrícola e professor de Ciências Sociais, Abrelino Carlos Farias de Oliveira, os alunos aprenderão a fabricar, entre outros produtos, linguicinha, costelinha defumada e salame. A capacitação se insere dentro dos programas Pró-Ovino e Pro-Indústria, da Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural.

 

Texto: Jorn. Vera Jaques/Fabrício Minussi

 

 

Fabrício Minussi