Tudo pronto para a festa da virada na Praia de Copacabana

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 30 de dezembro de 2010 as 16:10, por: cdb

>
30/12/2010Tudo pronto para a festa da virada na Praia de Copacabana

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Capitania dos Portos fez hoje (30), na Praia do Ribeira, na Ilha do Governador, a última inspeção das balsas com os fogos de artifício da festa da virada de ano na Praia de Copacabana. São 11 balsas com 2.250 bombas cada. O espetáculo de queima dos fogos vai ter de 16 a 20 minutos e contará, este ano, com explosivos espanhóis. O show pirotécnico será sincronizado com músicas.

Segundo o capitão dos Portos, Walter Bombarda, as balsas foram vistoriadas e aprovadas. Ele acredita que, como resultado, um grande espetáculo será apresentado. “A vistoria começou no dia 21 e foi feita a perícia em termos de integridade estrutural, tanto a parte de corrosão e desgaste, e se o material estanque, que são portas e vigias, está vedando adequadamente. Felizmente teremos segurança”, disse o capitão.

De acordo com os organizadores, o Corpo de Bombeiros também vistoriou a quantidade de extintores de incêndio necessários, além de equipamentos de segurança para os técnicos que estarão nas balsas. O comando para a explosão será feito por ondas de rádio e, em caso de falhas, manualmente. A partir das 5h de amanhã (31), os rebocadores começarão a levar as balsas para os seus destinos em Copacabana.

Na orla de Copacabana, muitos turistas aguardam ansiosamente o espetáculo pirotécnico. A gaúcha de Porto Alegre, Leni Pozzebon, de 50 anos, que chegou na cidade ontem (29), espera uma bela festa. “Espero que seja bonito, de paz, sem muito transtorno e que pare de chover. O Rio é lindo com notícias boas ou ruins. Deus foi generoso. Já vim em outros anos e nunca aconteceu nada comigo” disse, ressaltando que se sente segura na cidade.

A mesma opinião tem a inglesa Lu Curtis, de 47 anos, que veio de Londres só para acompanhar a festa da virada em Copacabana. “Eu nunca assisti antes e acho que será grandioso, bonito e colorido. Será ótimo”.

Ao todo, quase 645 mil visitantes são aguardados para a festa de fim de ano, sendo 30% estrangeiros. Pela manhã, centenas de pessoas assistiram, na Praia de Copacabana, a passagem de som de artistas que farão show na virada do ano.
 

Edição: Aécio Amado