Tropas de paz devem chegar a Cabul no sábado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 17 de dezembro de 2001 as 14:45, por: cdb

O enviado especial dos Estados Unidos ao Afeganistão, James Dobbins, afirmou nesta segunda-feira que os primeiros homens de uma tropa de paz internacional devem chegar à capital do país, Cabul, no próximo sábado. Segundo Dobbins, a tropa de paz não será muito grande e terá um efeito simbólico para demonstrar que Cabul não pertence a um único grupo político e assegurar a tranqüilidade da população.

O novo governo de transição, acordado pelos diversas facções étnicas do Afeganistão, deverá tomar posse no próximo dia 22. O líder do governo interino, Hamid Karzai, está a caminho de Roma, onde deverá ser recebido nesta segunda-feira pelo ex-rei exilado do Afeganistão, Mohammad Zahir Shah. Karzai fará uma pequena escala em Londres para se encontrar com dois especialistas em Afeganistão do Ministério britânico das Relações Exteriores.

Hamid Karzai é um antigo simpatizante do ex-rei Zahir, que foi chamado de volta ao país para liderar um grande conselho que terá seis meses para decidir o próximo estágio do governo. As declarações do enviado norte-americano e a viagem do líder afegão ocorreram durante os preparativos dos Estados Unidos para reestabelecer uma representação diplomática no Afeganistão.

A bandeira americana foi içada no prédio da embaixada dos Estados Unidos em Cabul pela primeira vez desde 1989. A Turquia, único país muçulmano que é membro da Otan, também reabriu sua embaixada em Cabul, em uma cerimônia com a presença do ministro do Exterior turco, Ismail Cem, e do novo embaixador, Mufit Ozdes. Vários outros países, incluindo a Grã-Bretanha e a Itália, estão enviando seus diplomatas de volta ao Afeganistão, no que parece ser um retorno gradual do país à normalidade diplomática.