Tropas atacam Falluja

Arquivado em:
Publicado Sexta, 09 de Abril de 2004 às 07:40, por: CdB

Uma hora e meia depois de anunciar cessar-fogo, um oficial americano informou que a suspensão das operações militares em Falluja (oeste do Iraque) terminou quando fuzileiros americanos dispararam foguetes contra os rebeldes na cidade. O cessar-fogo havia sido determinado nesta manhã pelo administrador americano no Iraque, Paul Bremer.

"A suspensão das operaçõs só durou 90 minutos, mas agora já terminou", disse o tenente-coronel Brennan Byrne. As autoridades da coalizão em Bagdá não puderam ser contactadas de imediato para comentar a informação.

"A partir do meio dia (05h00 de Brasília) desta sexta-feira, as forças da coalizão decidiram uma suspensão unilateral das operações em Falluja", disse Bremer. Segundo ele, a decisão teve como objetivo "permitir a realização de um encontro" entre membros do Conselho de Governo (transitório iraquiano) e de dirigentes muçulmanos locais com os líderes das forças anticoalizão.

Anteriormente, o líder-adjunto das operações militares no Iraque, general americano Mark Kimmitt, disse que nenhum cessar-fogo tinha sido estabelecido com os rebeldes em Falluja. "Não foi concluído acordo para um cessar-fogo", disse o responsável americano. "Não há acordo entre os rebeldes e as forças da coalizão", disse.

A rede de televisão Al Jazira, do Catar, também informou um acordo concluído para um cessar-fogo de 24 horas em Falluja a partir do meio-dia de sexta-feira (05H00 de Brasília).

Violentos combates ocorreram em Falluja desde segunda-feira passa, quando a infantaria da Marinha americana lançou uma ofensiva importante para capturar os responsáveis pela morte de quatro civis americanos.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo