Tripulantes da ISS realizam passeio no espaço

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de janeiro de 2005 as 10:26, por: cdb

Os tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS) saíram ao espaço nesta quarta-feira, dando início a um “passeio” de cinco horas e meia, o primeiro desde que chegaram ao local, três meses atrás.

Com trajes espaciais russos, o astronauta da Nasa (agência espacial dos EUA), Leroy Chiao, e o cosmonauta Salizhan Sharipov abriram a escotilha do módulo de acoplagem Pirs, da ISS, às 5h43 (horário de Brasília), enquanto a ISS sobrevoava o sul do oceano Atlântico.

“Leroy, cuidado”, disseram os diretores de vôo no Centro do Controle da Missão, na periferia de Moscou enquanto os astronautas preparavam-se para abrir a escotilha e sair da estação.
“Apenas puxe aí, e é só”, disse o diretor de vôo.

A saída ao espaço foi divulgada pela Nasa Television, com comentários do controle da missão em Houston (EUA) e com tradução para o inglês. Chiao, que já havia saído quatro vezes ao espaço em missões anteriores, e Sharipov, que realiza esse tipo de manobra pela primeira vez, reuniram suas ferramentas e dois pacotes de equipamentos antes de mergulharem no vácuo.

– Olá espaço, meu velho amigo – disse Chiao.

– É tão frio e bonito – acrescentou Sharipov.

Na cabeça da lista das tarefas a serem realizadas pelos astronautas, estava a instalação de uma plataforma de trabalho do lado de fora do módulo de serviço Zvezda. A plataforma contém um pequeno braço-robô alemão chamado Rokviss.

Depois de instalada a plataforma, Chiao e Sharipov devem prender um equipamento de telemetria, uma câmera de TV e uma antena no braço a fim de que ele possa ser controlado da Terra ou de dentro da ISS.

Os astronautas também deveriam montar três cilindros contendo experimentos com organismos vivos. Os cilindros serão recolhidos em uma nova ida ao espaço.