Três pessoas morrem na Síria; centenas fogem para o Líbano

Arquivado em:
Publicado Sábado, 14 de Maio de 2011 às 11:56, por: CdB

Três pessoas morrem na Síria; centenas fogem para o Líbano

AMÃ (Reuters) - Três pessoas foram mortas por tropas sírias que entraram na cidade de Tel Kelakh neste sábado, disse um ativista de direitos humanos, e centenas fugiram para o Líbano.

As novas cenas de violência aconteceram um dia depois que ativistas disseram que ao menos seis pessoas foram mortas durante manifestações no país todo que começaram em desafio a uma tentativa do Exército de acabar com os protestos contra o governo do presidente Bashar al-Assad.

Um dos três mortos havia sido retirado da cidade fronteiriça de Tel Kelakh para o Líbano. Residentes em fuga para o país vizinho disseram ter visto soldados e pistoleiros vestidos de preto leais a Assad e terem ouvido o som de tiros de metralhadoras.

"Houve uma manifestação pacífica em Tel Kelakh ontem, mas hoje há confrontos", disse uma mulher que fugiu da pacata cidade para o Líbano e se negou a se identificar.

Os Estados Unidos e a União Europeia impuseram sanções a oficiais sírios e condenaram a repressão de Assad contra os protestos, que já duram oito semanas. Segundo grupos de defesa dos direitos humanos, mais de 700 pessoas já foram mortas por forças de segurança.

As autoridades culpam "grupos terroristas armados" pela maior parte da violência e dizem que 120 soldados e policiais já foram mortos.

(Por Khaled Yacoub Oweis)

Reuters

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo