Três notícias do front econômico

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 25 de março de 2011 as 13:36, por: cdb

O fim de semana chega com três notícias do governo na área econômica. Elas tratam de medidas que acabam de ser adotadas, aparentemente até sem ligação entre si, mas todas inseridas dentro de uma mesma política que visa defender a nossa produção – principalmente a industrial – e azeitar ainda mais os mecânismos que sustentam e mantém o crescimento do país.

Pela 1ª delas, o governo aumenta em mais 4% o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) das compras no exterior com cartão de crédito. O percentual incidente sobre o tributo vai quase triplicar: salta de 2,38% para 6,38%.

A medida se justifica porque os gastos no exterior com cartão de credito dobraram no último ano chegando a US$ 10 bi. A elevação do OF estanca um pouco esse alto movimento e prestigia nossos produtos vendidos aqui.

A 2ª medida, também já está pronta em texto de Medida provisória (MP): reajusta a tabela de Imposto de Renda retido na fonte em 4,5%, conforme negociado com sindicalistas.

Pela 3ª providência adotada, via Tesouro Nacional, o governo injeta mais R$ 5,3 bi no BNDES, o que representa uma garantia a mais da continuidade dos financiamentos do banco em investimentos que asseguram o crescimento econômico nacional (Leiam o post abaixo).