Transportes instala subcomissão para acompanhar obras de mobilidade urbana

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 06:36, por: cdb

A Comissão de Viação e Transportes instala hoje a Subcomissão Especial de Acompanhamento das Obras de Mobilidade Urbana. A reunião será realizada às 16 horas, na sala da presidência da comissão.

A criação da subcomissão foi proposta pelo deputado Mário Negromonte (PP-BA). “É indispensável o acompanhamento do andamento dessas obras pelos deputados desta comissão, sobretudo por causa da proximidade de dois grandes eventos – a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 –, que já trazem uma enorme repercussão da imagem do Brasil no exterior. A subcomissão também servirá como referência para contribuir com a correta divulgação de dados e informações divulgadas em reportagens sobre as obras de mobilidade urbana, ligadas a esses dois eventos, que deixarão um grande legado nas cidades sede”, disse ele.

A subcomissão vai acompanhar obras relativas a metrôs, BRTs, veículos leves sobre trilhos (VLTs), corredores exclusivos, portos, aeroportos, rodovias e ferrovias – algumas delas integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de ônibus biarticulados que se deslocam em alta velocidade por corredores exclusivos, diminuindo o tempo de viagem, se comparado ao serviço de ônibus atual. O pagamento da passagem é realizado fora dos veículos, nas estações, aumentando a agilidade das chegadas e partidas. Juntos, os três corredores que estão sendo implementados no Rio de Janeiro (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica) irão totalizar 123 km, que conectarão diversos bairros de todas as zonas da cidade.

A Comissão de Desenvolvimento Urbano também criou uma subcomissão especial para acompanhar o andamento das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. 

Da Redação/WS