A empresa Transpetro, da Petrobras, marcou para 16 de janeiro a sessão pública para entrega das propostas comerciais dos oito participantes da licitação para a construção dos primeiros 26 navios do Programa de Modernização e Expansão da Frota. Trata-se da maior encomenda de navios já realizada à indústria naval brasileira. Somente com a construção dos 26 navios previstos nesta primeira fase serão gerados 22 mil empregos.
Depois de entregues as propostas, a Comissão de Licitação vai analisá-las, e a expectativa é que os contratos para o início das obras sejam assinados, entre a Transpetro e as empresas vencedoras da licitação, até março de 2006. A previsão é que os primeiros navios estejam flutuando no fim do ano que vem.
– No ano passado, gastamos US$ 10 bilhões com transporte marítimo, que representa 95% das trocas internacionais do país. Mas apenas 4% desse total ficaram com empresas brasileiras – lembrou o presidente da Transpetro, Sergio Machado, acrescentando que há 10 anos os estaleiros do país não constróem grandes navios.