Traineira irá diminuir superpopulação da Lagoa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de janeiro de 2005 as 11:22, por: cdb

Será adquirida pelo governo do Estado uma traineira que vai tentar minimizar os efeitos da superpopulação de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas, através de uma compensação ambiental, para entregá-la aos pescadores que pescariam o excesso de cardumes dessa época do ano. A superpopulação da lagoa, associada ao forte calor do verão, que aumenta a temperatura da água, e à pouca oxigenação dela pelo mar, causa a mortandande de peixes, especialmente de savelhas, mais sensíveis à diminuição do oxigênio.

A informação é do presidente da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Ícaro Moreno Júnior. Ele disse que a traineira custará cerca de R$ 16 mil e será comprada o mais rapidamente possível, para atender ao pedido de prioridade do problema, feito na terça-feira pelo secretário e vice-governador Luiz Paulo Conde.

A solução definitiva do problema da Lagoa, segundo Ícaro Moreno, será o alongamento do Canal do Jardim de Alah, que permitirá a renovação constante da água. Nessa época do ano, a água da lagoa chega a 30 ou mais graus, por causa da escassa renovação