Traficantes presos no Rio podem ser transferidos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de março de 2003 as 15:42, por: cdb

O governo federal estuda a possibilidade de transferir mais traficantes presos em cadeias do Rio de Janeiro para outros estados, a exemplo do que ocorreu no mês passado com Fernandinho Beira-Mar, transferido para um presídio de segurança máxima em Presidente Bernardes, interior de São Paulo (589 km da capital).

O remanejamento de presos seria feito caso a proposta do governo de federalizar o presídio de Bangu I não fosse aceita pela governadora do Rio, Rosinha Garotinho (PSB). O secretário de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Luiz Eduardo Soares, disse que o governo federal e o governo do Rio discutirão outras propostas sobre o tema.

Apesar de não pormenorizar o plano do ministério para o Rio, Soares adiantou que o governo pretende aumentar o contingente da Polícia Federal e utilizar a logística e o serviço de inteligência das Forças Armadas. De acordo com ele, há consenso entre os dois governos para a retirada do Exército das ruas do Rio, apesar da governadora ter pedido a permanência das tropas após o Carnaval.

Soares viaja nesta quarta-feira ao Rio para um encontro com o secretário de Segurança do governo estadual, Josias Quintal. Na próxima quinta-feira, o ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) apresenta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva as propostas do ministério para os problemas do Rio. Na sexta, Bastos deve levar essas idéias a Rosinha Garotinho.