Terremoto na Indonésia mata pelo menos 70

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de março de 2007 as 13:05, por: cdb

Pelo menos 70 pessoas morreram em fortes terremotos que atingiram a ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, na manhã desta terça-feira. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, um primeiro terremoto atingiu magnitude de 6.3 graus na escala Richter, e foi seguido de outro tremor de igual intensidade.

Há temores de que número de mortos possa subir. O epicentro do tremor, sentido às 10h49 (00h49 pelo horário de Brasília), foi a capital da província indonésia, Padang, mas os efeitos foram sentidos também em Cingapura e na Malásia. Autoridades descartaram a possibilidade de um tsunami, já que o tremor foi em terra.

Centenas de casas foram destruídas, e moradores ficaram em pânico.Há relatos de que diversas crianças e pelo menos um professor morreram durante o desabamento de uma escola na cidade de Solok. Em Cingapura, diversos prédios do distrito financeiro tiveram de ser evacuados devido ao tremor. No entanto, não houve impacto no mercado financeiro, segundo corretores.

Terremotos são freqüentes na Indonésia, que está localizada em uma região de grande atividade sísmica, chamada “Anel de Fogo” do Pacífico. Também são comuns na região tsunamis provocados por terremotos no oceano. No ano passado, mais de 500 pessoas morreram quando um tsunami provocado por um terremoto no oceano atingiu a costa de Java.