Terra entra em alerta para impacto de tempestade solar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 24 de outubro de 2003 as 15:06, por: cdb

O funcionamento de satélites, sistemas de geração de energia e telefones celulares pode ser prejudicado por uma tempestade solar prevista para ter impacto sobre a Terra nesta sexta-feira.

Com freqüência, as regiões ativas do Sol são centros de enormes explosões, chamadas tempestades solares, com erupções de gás carregado eletronicamente, chamado plasma.
O fenômeno está ligado a manchas solares. Na quinta-feira, uma nuvem de gás superaquecido projetou-se sobre um dos maiores grupos de manchas solares vistos nos últimos anos (cerca de dez vezes maior do que a superfície da Terra).

A ocorrência lançou dez bilhões de toneladas de gás superaquecido em alta velocidade sobre a Terra.

A nuvem de gás superaquecido deve atingir o planeta, interagindo com seu campo magnético, o que pode criar uma forte tempestade geomagnética.

O fenômeno pode levar a um aumento súbito na voltagem da rede de geração de energia elétrica, afetando os sistemas de navegação e telecomunicações.

Um novo grupo de manchas solares está se formando no Sol, indicando que pode mais tempestades geomagnéticas podem surgir nas próximas duas semanas.