Termina ocupaçao do MST na prefeitura de Cáceres

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 13 de outubro de 2003 as 23:25, por: cdb

Terminou no início da noite desta segunda-feira a reunião do prefeito de Cáceres, Túlio Fontes, com lideranças do MST que cercaram a sede da prefeitura no início da tarde. Os sem terras se retiraram do local e prometem voltar na terça pela manhã para uma nova rodada de negociações.

Mais de 500 trabalhadores ligados ao movimento dos sem terra pressionam a prefeitura a atender uma série de reivindicações para os assentamentos e acampamentos da região Oeste.

Para garantir o funcionamento das secretarias da prefeitura, o comando da PM em Cáceres foi acionado e manteve a ordem no local, impedindo que os manifestantes ocupassem a sede da municipalidade.

No final da tarde, o prefeito Túlio Fontes concordou em atender algumas solicitações do MST, todas referentes ao setor saúde. Outras reivindicações que extrapolam as atribuições da prefeitura serão encaminhadas ao Incra em Brasília e ao Ministério da Reforma Agrária.

Túlio Fontes deixou claro, ao final da reunião, que não atenderá qualquer reivindicação relativa aos acampamentos. Apenas os assentamentos oficiais poderão receber alguma ajuda que estiver ao alcance da prefeitura.

Segundo informações, o MST está usando os assentamentos para servir de suporte aos acampamentos e às invasões de áreas na região. Diante da ameaça do MST de recrutar um reforço de mais 2 mil manifestantes para a reunião de amanhã, a prefeitura está tomando as precauções de caráter judicial e policial.