Tempestade de Areia retarda avanço das tropas norte-americanas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 25 de março de 2003 as 13:07, por: cdb

Uma intensa tempestade de areia está atrapalhando investida das tropas americanas na direção de Bagdá nesta terça-feira.

No sul do Iraque, no caminho entre a cidade de Nassiyria e Bagdá, a Terceira Divisão de Infantaria dos Estados Unidos deixou de contar com o apoio de helicópteros, segundo o correspondente da BBC que acompanha a unidade, Gavin Hewitt.

Os fortes ventos também dificultaram o deslocamento das tropas e praticamente paralisaram as operações nas proximidades da cidade de Karbala.

Os ataques aéreos às redondezas de Bagdá, no entanto, prosseguiram na manhã desta terça-feira, com fortes explosões atingindo também o centro da capital iraquiana, segundo a agência Reuters.

Previsão

Na opinião do meteorologista John Gresiak, da Accuweather, entrevistado pela agência AP, a intensidade da tempestade desta terça-feira é “excepcional”, mesmo na primavera iraquiana, quando esse tipo de fenômeno costuma ser comum.

Caças que decolaram de dois porta-aviões no Golfo Pérsico tiveram as suas missões canceladas, segundo a agência AP. Mais de dez aviões teriam retornado sem sequer chegar ao Iraque.

A tempestade também teria praticamente parado centenas de tanques e veículos blindados a oeste de Bagdá, de acordo com a AFP.

O meteorologista John Greziak disse ainda que deve chover nesta terça-feira, e os ventos devem amainar a partir de quarta-feira. Nos dias seguintes não deve haver tempestades de areia.

O avanço dos fuzileiros navais americanos também foi bastante comprometido pelas condições climáticas.

De acordo com a AP, milhares de soldados se deslocaram apenas 32 quilômetros em cinco horas – a visibilidade nessa região seria de apenas três metros.