Temperatura bate recorde do mês de março na Capital

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 16:09, por: cdb

Temperatura bate recorde do mês de março na Capital

A temperatura máxima registrada nesta quinta-feira (1º/3) quebrou todos os recordes do mês de março, alcançando os 34,3ºC na estação convencional do Mirante de Santana, na Zona Norte.

A tarde desta quinta-feira (1º/3) quebrou todos os recordes de temperatura máxima do mês de março. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), hoje a temperatura máxima alcançou os 34,3ºC na estação convencional do Mirante de Santana, na Zona Norte. Este é o maior valor registrado no mês desde o início das medições do Inmet na Capital, realizadas desde o ano de 1943. Até então, o recorde havia sido observado no dia primeiro de março de 2009, com 34,1ºC.

 

Por conta da massa de ar quente e seco que atua sobre a região, o forte calor desta quinta-feira também foi o recordista desde 2008. A temperatura registrada hoje perde apenas para os 34,5ºC observados em 15 de outubro de 2008, com 34,5ºC.

 

As estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura também apontaram altas temperaturas. Na Subprefeitura da Penha, na Zona Leste, a máxima alcançou os 36,1ºC. Em Cidade Ademar, na Zona Sul, os termômetros chegaram aos 35,5ºC, e em Santo Amaro, na mesma região, a máxima foi de 35,4ºC.

 

Conforme os modelos de previsão, o bloqueio atmosférico perde força nos próximos dias, e uma frente fria consegue avançar para o litoral paulista, aumentando a umidade e a cobertura de nuvens sobre todo o leste do Estado. “Há condição para chuvas principalmente entre os períodos da tarde e da noite, com pontos de maior intensidade. Elas podem vir acompanhadas de rajadas de vento, e também podem favorecer a formação de alagamentos”, explica o meteorologista Thomaz Garcia. Ainda segundo o meteorologista, a sensação de calor persiste, mas diminui um pouco. A temperatura mínima fica por volta dos 20ºC e a máxima em 32ºC.