Temática do OP aprova investimentos em órteses e próteses

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 16:09, por: cdb

 

A primeira plenária Temática do Orçamento e Participação para Todos (OP) deste ano, a das Pessoas Com Deficiência (PCD), aprovou com 28 votos investimentos na aquisição de órteses e próteses aos pacientes atendidos pelo Serviço de Atenção e Reabilitação de Araraquara (Sara). A plenária realizada no salão social da União dos Deficientes Físicos de Araraquara (Udefa), na quinta-feira (22), contou com a colaboração da intérprete de libras Jaqueline da Silva e teve 51 inscritos. Outra proposta, construção de rampas de acesso para cadeirantes, obteve 21 votos. Segundo o gerente municipal de Reabilitação do Sara, Luiz Armando Garlippe, o investimento de R$210 mil será destinado aos pacientes de Araraquara. “Uma avanço importante que irá aliviar a lista de espera dos pacientes que necessitam de órteses e próteses”.

Participantes da Temática PCD votam em demanda de órteses e próteses
 O Sara atendeu nos últimos três anos 543 pacientes com investimentos de R$1,7 milhão, por meio de convênio estadual, em órteses, próteses e cadeiras de rodas, informou o gerente. Para o Chefe de Gabinete, Antonio Martins, que representou o prefeito Marcelo Barbieri, as duas propostas refletem as prioridades das Pessoas Com Deficiência. “A aquisição das órteses e próteses são fundamentais para a mobilidade dos deficientes em casa, no trabalho e também na prática de esportes. As rampas de acesso estão sendo construídas nos novos prédios públicos, praças e área de lazer”, adiantou Martins. O presidente da Udefa, César Augusto Ferreira, comemorou a demanda vitoriosa. “Temos em Araraquara uma demanda de 400 pessoas com órteses e próteses que necessitam de investimentos em aparelhos com tecnologia, além de outros novos envolvidos em acidentes que causam sequelas e perda da mobilidade”.

A coordenadora executiva de Políticas para Pessoas Com Deficiência, Elisa Rodrigues, durante temática na Udefa
  O coordenador de Participação Popular, Charles Bonani, anunciou que a compra de uma van com equipamentos especializados para transporte de deficientes, demanda do OP do ano passado, está em andamento e poderá ser concluída ainda neste primeiro semestre. Ao final da temática foram eleitos cinco delegados para acompanharem os projetos e obras do OP no próximo ano.

  Monte Alegre Neste sábado (24), às 14h, acontecerá a plenária da Região 18 na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Campo Maria de Lourdes da Silva Prado, no Assentamento 6 do Monte Alegre. Na área urbana já foram realizadas 17 plenárias regionais dentro do cronograma do OP de 2012. Além do Monte Alegre ainda está programada a plenária do Assentamento Bela Vista, no dia 14 de abril, que fechará a etapa regional.

  Temática da Juventude   A segunda temática deste ano, a da Juventude, será realizada nesta segunda-feira, dia 26, às 19h, no Teatro Wallace Valentin Rodrigues, na Avenida Espanha, 485, na Região Central. Outras quatro temáticas – Idosos, Mulheres, Afro e Cidade – completam o calendário do OP.

Temática PCD teve colaboração da intérprete de libras Jaqueline da Silva