Telefônica Celular lançará serviço 2,5G em março de 2002

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 14 de dezembro de 2001 as 03:20, por: cdb

O vice-presidente da Telefônica Celular, Paulo César Teixeira, informou que até o primeiro trimestre de 2002 a operadora de telefonia celular vai lançar o serviço de 2,5G – tecnologia da segunda geração de celulares digitais que permite intercâmbio mais rápido de dados – no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os novos celulares já estão em fase de teste e para ter acesso à nova tecnologia, os assinantes terão de trocar de aparelhos.

O vice-presidente acredita que até abril a companhia, junto com a Portugal Telecom Móviles, terá definido qual tecnologia utilizar no futuro. O sistema 2,5G permite o uso do Wap em alta velocidade e Teixeira calcula que o mercado de celulares no Rio de Janeiro e Espírito Santo vai atingir nove milhões de assinantes até 2005, o que representará uma penetração de 50% em relação ao número de habitantes na região. Hoje, a ATL e a Telefônica juntas detêm cinco milhões de clientes.

O presidente da Telefônica Celular no Brasil, Félix Ivorra, acredita que a disputa vai se concentrar nos serviços de pré-pagos após a entrada de novos operadoras na região. Ele descarta uma guerra de tarifas, lembrando que hoje o mercado de capitais penaliza muito as empresas que fazem investimentos não rentáveis. “Todas essas companhias têm ações em bolsas. Hoje, o critério de análise de uma empresa é o endividamento e o mercado castiga quem não faz investimentos rentáveis”, disse.