Telefonia fixa pode ter reajuste de 28%

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de junho de 2003 as 11:28, por: cdb

O presidente da Anatel, Luiz Guilherme Schymura, disse que são grandes as chances de ser anunciado nesta quarta-feira o porcentual de reajuste das tarifas de telefonia fixa.

Segundo ele, isso dependerá do acordo em torno do assunto entre a Anatel e as empresas ser fechado em reunião à tarde do superintendente de Serviços Públicos da Anatel, Marcos Bafutto, com os dirigentes das cinco concessionárias – Telefônica, Telemar, Brasil Telecom, Sercomtel e CTBC Telecom.

– Será um dia de muitas conversas – disse Schymura, ao chegar para a audiência pública promovida pela Comissão de Infra-Estrutura do Senado que discute o papel das agências reguladoras.

Schymura disse que ainda está sendo negociado se o reajuste será em duas ou três parcelas. Ele lembrou que as empresas já concordaram em não aplicar o mecanismo contratual que permite um aumento de 9% além do IGP-DI em um dos itens da cesta de serviços.

Ele previu que o reajuste deverá ficar em torno dos 28,75% resultantes do IGP-DI acumulado nos últimos 12 meses, de 30,05%, menos o redutor de produtivididade de 1%.

Ele observou que, a partir desta quinta-feira, o reajuste já pode ser publicado, uma vez que se completa um ano deste o último reajuste, e qualquer atraso nessa definição significará para as empresas um dia a mais sem o novo reajuste.