Ted Kennedy compara Bush a Nixon

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de abril de 2004 as 02:30, por: cdb

O influente senador democrata Ted Kennedy comparou na última quinta-feira o presidente americano, George W. Bush, ao ex-presidente Richard Nixon, que teve de renunciar em meio ao Watergate, além de equiparar a guerra do Iraque à do Vietnã.

– Este presidente criou agora a maior brecha de credibilidade desde Richard Nixon – disse Kennedy, em um discurso no Brookings Institution, um centro de estudos de Washington.

– Quebrou o laço básico de confiança com o povo norte-americano – afirmou o senador por Massachusetts, que apóia seu parceiro e senador pelo mesmo estado, John Kerry, na disputa eleitoral de novembro contra Bush.

Nixon se tornou, em 1974, o primeiro presidente americano a renunciar, quando a Casa Branca tentou encobrir sua ligação com o escândalo Watergate.

Kennedy também comparou o Iraque ao Vietnã, onde morreram 58.000 soldados americanos e pelo menos três milhões de vietnamitas.

– Bush é o problema, não a solução. O Iraque é o Vietnã de George W. Bush, e este país precisa de um novo presidente – frisou.

– Ao ir à guerra contra o Iraque com falsos argumentos e descuidar da verdadeira guerra contra o terrorismo, o presidente Bush deu dois anos à (rede fundamentalista islâmica) Al-Qaeda, dois anos completos para se reagrupar e se recuperar nas regiões fronteiriças do Afeganistão – atacou.

– Como os atentados terroristas de Madri e outros relatórios agora indicam, a Al-Qaeda utilizou esse tempo para plantar células terroristas em países em todo o mundo e estabelecer laços com grupos terroristas em muitos territórios diferentes – acrescentou.