Tecnologia controla velocidade do carro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de junho de 2006 as 14:25, por: cdb

A Transport For London (TFL) está investigando tecnologias para limitar automaticamente a velocidade máxima dos carros londrinos e planeja fazer testes em 2007 na esperança de diminuir o número de mortes no trânsito, informa o site <i>Cnet News</i>.

– Chegamos a um ponto em que precisamos procurar novas formas de reduzir as mortes na estrada. Estamos analisando a tecnologia para isto, mas ela ainda se encontra nos primeiros estágios de desenvolvimento – diz um representante da organização.

A validade da nova tecnologia será julgada no ano que vem em dez veículos da TFL. A idéia por trás dela é simples: se o veículo exceder o limite de velocidade, a potência da máquina será automaticamente reduzida, desacelerando o carro.

Motoristas reclamam com freqüência que estão acelerando demais porque não sabem os limites de uma área em particular, o que não seria mais desculpa neste caso pois o sistema de navegação com GPS poderá alertá-los para a mudança nos limites enquanto dirigem. A TFL está trabalhando em um mapa dos limites de velocidade de Londres, que poderia então ser carregado em sistemas de navegação via satélite.

Outro uso potencial é equipar ônibus com a tecnologia. Segundo o representante da TFL, “se você está atrás de um ônibus que não pode quebrar os limites de velocidade, você não poderá fazê-lo também.”