Técnicos internacionais apresentam propostas de urbanização ao fim de curso

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 12:54, por: cdb

Participantes do 1º Curso Internacional de Práticas de Gestão em Sustentabilidade Urbana apresentaram nesta sexta-feira (23), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), propostas de intervenção urbana na cidade.

Umbará e Caximba foram as regiões escolhidas para a construção das propostas, e apresentação marcou o último dia do curso que reuniu por um mês em Curitiba funcionários públicos de 12 países da América Latina, Caribe e África. 

As propostas foram feitas por dois grupos compostos de técnicos de diferentes países. “Muitos vêm a Curitiba em busca de conhecimento sobre planejamento urbano, no entanto acabamos aprendendo tanto quanto ensinamos”, declarou a urbanista do Ippuc Teresa Torres. As propostas apresentadas ficarão como contribuição para o Ippuc, que poderá usá-las em ações.

Os técnicos procuraram aliar instrumentos de planejamento urbano dos diferentes países presentes no curso, entre eles o Land Readjustment (reajuste fundiário), que vem sendo aplicado na Colômbia. O reajuste fundiário é um método de execução compartilhada utilizado em especial no Japão, e que envolve intervenções pontuais para reorganizar espaços urbanos.

O curso faz parte do convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Curitiba, Agência Brasileira de Cooperação, ligada ao Ministério das Relações Exteriores, e Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). Estão participando técnicos de Cuba, El Salvador, Guatemala, Colômbia, Uruguai e outras.