Taxas de juros para financiamento para produtores serão menores em 2007

Arquivado em:
Publicado Quarta, 08 de Novembro de 2006 às 14:13, por: CdB

Os produtores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país terão redução nas taxas de juros dos financiamentos a partir de janeiro de 2007. A revisão ocorreu pela queda da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) e consta de um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já publicado no Diário Oficial da União.

Os miniprodutores rurais, por exemplo, terão as taxas de financiamento reduzidas de 6% para 5% ao ano. Se não atrasarem o pagamento, a taxa anual passa para 3,75% ao ano para os trabalhadores do semi-árido brasileiro.

As novas taxas beneficiam não apenas os contratos firmados a partir de janeiro do ano que vem como as operações com taxas pré-fixadas contratadas até dezembro de 2006 e que ainda estejam em vigor no início de 2007.

As verbas dos financiamentos são dos Fundos Constitucionais do Nordeste (FNE), Norte (FNO) e Centro-Oeste (FCO), administrados pelo Ministério da Integração Nacional.
As taxas de juros dos fundos terão redução de 16,3% a 17,9% em relação às atuais. No caso do FNO, os empréstimos são feitos no Banco da Amazônia; do FNE, no Banco do Nordeste do Brasil; e do FCO, no Banco do Brasil.

Segundo informações do Ministério da Integração Nacional, de janeiro a agosto deste ano, os fundos constitucionais aplicaram R$ 3,8 bilhões em 471 mil operações. Para 2007, estão previstos cerca de R$ 9,2 bilhões.

O FNO, FCO e FNE foram criados em 1989 para fomentar o desenvolvimento das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Estima-se que os empréstimos dos fundos já permitiram a criação ou manutenção de 5,8 milhões de empregos diretos e indiretos.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo