Tarso encampa tese de conspiração

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 2 de abril de 2006 as 15:08, por: cdb

Conspiração da direita? – I

Tarso Genro, o novo articulador político de Lula, elaborou um texto com uma análise sobre a situação política e o enviou a militantes do PT e do governo. Tarso endossa a tese de conspiração da mídia, a serviço da direita, contra o governo do PT. É verdade que a grande imprensa é conservadora, mas as quedas de Dirceu, Genoíno, Gushiken, Palocci e outros menos importantes não se deveram a qualquer conspiração, mas a outras razões – a maioria delas, prevista no Código Penal. E a base social da direita – o grande capital e, em particular, o sistema financeiro – está satisfeitíssima com Lula.

 

Conspiração da direita? – 2

É inegável que PT e PSDB travam uma disputa pelo poder. Mas será que um deles representa a direita e outro, a esquerda? Ou a briga é para ver quem vai gerenciar um mesmo projeto político e econômico. Como disse Veríssimo, a tese de conspiração da direita contra um governo de esquerda, tão a gosto de certos petistas, só falha num ponto: não há o tal governo de esquerda.

 

Alô Alckmin: Nossa Caixa é nome fantasia

Jânio de Freitas faz uma observação pertinente em sua coluna de domingo na Folha de São Paulo. Alckmin não quer que seja investigado o uso de verbas de publicidade da Nossa Caixa – banco do governo de São Paulo – para veículos que o apóiam. Parece que não percebeu que o possessivo, no nome Nossa Caixa, “é só fantasia publicitária, não significa propriedade do governante”.

 

Época não vai se desculpar?

Os responsáveis pela quebra do sigilo bancário e pela divulgação ilegal do extrato do caseiro Francenildo responderão por isso na Justiça. Mas pouco se falou do papel da revista Época, como cúmplice da ilegalidade. Na semana passada, ela apresentou o extrato de Francenildo como se ele provasse o suborno do caseiro. Era natural que, esta semana, trouxesse uma explicação aos leitores e um pedido de desculpas a Francenildo. Ela preferiu o silêncio.