Tarso assume o Ministério das Relações Institucionais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 30 de março de 2006 as 20:42, por: cdb

O ex-presidente do PT Tarso Genro informou oficialmente, na noite desta quinta-feira, que será o novo ministro das Relações Institucionais. Genro foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir Jacques Wagner, que será candidato do partido ao governo da Bahia. O Palácio do Planalto também confirmou que renunciam aos seus cargos na sexta-feira os ministros José Alencar (Defesa), Saraiva Felipe (Saúde), Ciro Gomes (Integração Nacional), Agnelo Queiroz (Esportes) e Alfredo Nascimento (Transportes). O titular da Secretaria da Pesca, José Fritsch, também deixa o cargo.

Genro, que já foi ministro da Educação e do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), teve seu nome cogitado por Lula inicialmente para assumir o Ministério da Defesa. Ele foi deslocado para a pasta das Relações Institucionais, que funciona como articulação política, porque o presidente não conseguiu demover Wagner da decisão de disputar o governo baiano.

Os nomes dos outros seis novos ministros devem ser anunciados na sexta-feira. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) foram chamadas ao Planalto para definir com Lula o nome de um ministro do PMDB que poderá substituir Saraiva Felipe na Saúde ou ocupar um dos outros ministérios vagos, disse uma fonte do Planalto.