Tarifa de energia sobe 17,11% no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 7 de novembro de 2002 as 15:28, por: cdb

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou reajuste de 17,11% para as tarifas da concessionária Ligth, uma das maiores do estado do Rio de Janeiro, com mais de 3,2 milhões de clientes, em 33 municípios, inclusive a capital. O aumento entrou em vigor nesta quinta-feira (07) e estava previsto no contrato de concessão da distribuidora, ocorrendo anualmente, sempre na data de assinatura dos contratos de concessão.

Segundo a Aneel, o índice autorizado considera a variação cambial nos últimos 12 meses, uma vez que a Light compra energia de Itaipu, cotada em dólar. O impacto da energia comprada da usina nas tarifas foi de 3,89 pontos percentuais. O reajuste reflete também a redução de 15,18% no preço da energia comercializada por Itaipu, em vigor desde o mês passado.

O Índice de Reajuste Tarifário (IRT), que inclui a correção pelo IGP-M dos custos gerenciáveis, assim como os demais itens de custo da empresa, ficou em 16,22%. Neste índice, o peso total da energia comprada de Itaipu foi de 10,51 pontos percentuais.