TAM adiciona 10 Airbus A350-900 à frota

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 21 de dezembro de 2005 as 13:30, por: cdb

A TAM, a maior companhia aérea no Brasil e tradicional cliente da Airbus, assinou contrato firme de compra de 10 A350-900, com mais cinco opções. A intenção da TAM de adquirir o A350 foi anunciada inicialmente em junho, na exposição aeronáutica de Le Bourget. As entregas dos novos A350 da TAM estão previstas para começar em 2012.

Os aviões serão dotados com interiores com configuração em três classes e serão operados nas linhas internacionais da empresa. O A350-900, a maior versão do modelo A350, poderá acomodar 300 passageiros em vôos de até 13.890 km. Desta forma, a TAM renovará sua frota de aviões utilizados nos destinos de longo curso e ampliará sua capacidade, já que o A330-200, atualmente em operação na companhia, possui até 213 lugares.

Os novos A350 compartilham as modernas inovações tecnológicas criadas para o A380 e incluem o que existe de mais avançado.  Com asas novas fabricadas em materiais compostos e a fuselagem feita em ligas de alumínio lítio, eles têm um total de 60% de materiais avançados.  Entre os componentes novos estão as turbinas, o trem de pouso, a cabine de passageiros e cerca de 90% das partes com número de série.  O A350 vai oferecer uma vantagem incontestável em termos de consumo de combustível por assento, de custos por assento/km e de custos de caixa. Além disso, ele vai manter total padronização operacional com a família de aviões da Airbus de fuselagem larga e longo alcance, permitindo reter o efeito de família e complementando os A330 com os quais compartilha o mesmo certificado de tipo para pilotos.

– A Airbus nos oferece aviões avançados e nós temos o compromisso de termos a frota mais moderna da América Latina, sempre colocando em primeiro lugar a segurança e a manutenção, através de tecnologia de ponta. O A350 é a solução ideal para o desenvolvimento de nossa rede de linhas de longas distâncias – disse Marco Antonio Bologna, presidente da TAM.