Suspeito de atentado em Beslan é preso

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 2 de fevereiro de 2005 as 06:41, por: cdb

O comando militar russo no Cáucaso Norte informou, nesta quarta-feira, da captura de um suposto membro do grupo que cometeu em primeiro de setembro de 2004 o ataque terrorista contra uma escola na cidade noroseta de Beslan no qual morreram 330 pessoas, a maioria crianças.

– Efetivos do Serviço Federal de Segurança (FSB, antigo KGB) e o Ministério do Interior capturaram um suspeito de participar do ataque à escola de Beslan. – disse um porta-voz militar.

Acrescentou que a captura aconteceu na aldeia Ordzhonikidzevskaya, na república da Inguchétia, e que o detido “já está prestando declaração”.

A captura do supostos terrorista contradiz a versão oficial dada dos fatos em Beslan pela Procuradoria da Rússia, que estabeleceu que nenhum dos terroristas que participou do ataque conseguiu escapar.

Em primeiro de setembro de ano passado um comando terrorista checheno tomou de assalto a escola número 1 de Beslan e se entrincheirou ali com cerca de 1.200 reféns, em sua maioria escolares.

Dois dias depois, uma explosão no interior da escola -acidental, segundo a versão oficial russa- desencadeou uma confusa operação de resgate na qual morreram 330 pessoas.