Surto de conjutivite no Sul preocupa sanitaristas do Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 18 de março de 2003 as 18:22, por: cdb

O surto de conjuntivite que atinge várias cidades do Sul do país levou a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro a alertar preventivamente a população carioca sobre os riscos de contágio da doença.

De acordo com a secretaria, até agora ainda não foi registrado qualquer caso da doença na cidade. Mesmo assim, estão sendo adotadas várias medidas preventivas, entre elas a veiculação de informações sobre como evitar o contágio.

A secretaria recomenda que as pessoas não toquem os olhos com as mãos sujas, evitem compartilhar o uso de toalhas e outros objetos de limpeza e usem material descartável para limpar o rosto. Também não devem compartilhar colírios, medicamentos, compressas ou cosméticos de uso local.

Segundo os médicos da secretaria, como não existe tratamento específico nem remédio para a conjuntivite, os olhos devem ser limpos com soro fisiológico gelado.

As pessoas contaminadas devem ser afastadas do ambiente de trabalho, da escola ou de locais de grande concentração pública, para interromper o processo de contágio.