Suprema Corte italiana confirma vitória de Proddi

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 19 de abril de 2006 as 14:12, por: cdb

A Suprema Corte italiana confirmou, nesta quarta-feira, que o líder de centro-esquerda Romano Prodi venceu a eleição geral da semana passada. A notícia foi transmitida, em primeira-mão, pela emissora de televisão Sky TG24 nesta quarta-feira, sem citar fontes. Cinco juízes da Corte de Cassação começaram a verificar nesta terça-feira as atas verbais e as cédulas impugnadas e anunciaram que Proddi é o vencedor das eleições com uma margem de 24.755 votos de diferença para o atual primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, o homem mais rico da Itália e dono dos maiores meios de comunicação do país.

Os dados já foram revistos pela Corte de Apelação. Após o processo, a Corte de Cassação ratifica o resultado e anuncia o número de votos obtidos por cada partido e, portanto, a coalizão vencedora. O anúncio oficial ocorreu às 16h (13h de Brasília).

Apesar de o ministério do Interior anunciar a vitória da esquerda, o candidato da coalizão de centro-direita e primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, não admitiu a derrota prontamente.

– Espero o anúncio oficial – declarou Prodi a um grupo de jornalistas, sem maiores comentários.