Sudoeste da Sibéria sofre com terremoto

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 27 de setembro de 2003 as 17:12, por: cdb

Um forte terremoto sacudiu neste sábado o sudoeste da Sibéria, na região de Altai, com uma magnitude de 8,5 graus na escala Richter, informaram as autoridades locais.
 
O departamento siberiano do Ministério de Situações de Emergência russo disse em declarações à agência Interfax que o epicentro do terremoto foi localizado 350 quilômetros a sudeste da cidade de Biisk.

Devido à profundidade do terremoto, de 15 quilômetros, e ao isolamento do território onde foi registrado seu epicentro, o tremor foi sentido com uma força de seis graus na escada Richter na região vizinha de Kemerovo, onde provocou pânico em várias aldeias.
 
Na cidade de Novosibirsk, o núcleo mais povoado nesta região da Sibéria ocidental, as vibrações do terremoto foram de quatro graus e causaram a queda e a movimentação de objetos em vários edifícios.

O governador de Novosibirsk, Víctor Tolokonski, se dirigiu à população em uma mensagem na TV pedindo calma, depois que centenas de pessoas deixaram suas casas diante do medo de um novo tremor.
 
Vários pós-abalos menores do terremoto também foram sentidos nas regiões de Krasnoyarsk, Tomsk e Chitá, onde não há informações sobre vítimas ou danos importantes.