Street Video tem estréia mundial em São Paulo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 20 de março de 2003 as 17:57, por: cdb

Às 21 horas do dia 22 de março, será formada, abrangendo 14 pontos da cidade, uma rede massiva de imagens e música que promete marcar definitivamente a história da vídeo-arte e das intervenções visuais urbanas na cidade de São Paulo. Nesse momento, todos os painéis eletrônicos da rede Eletromídia exibirão imagens do VJ Alexis, em sincronia com as músicas do programa Clubtronic Especial da rádio 97 FM, apresentado pelas jornalistas Cláudia Assef e Patrícia Côrrea.
Na primeira experiência mundial de interação entre o rádio e os painéis eletrônicos, São Paulo irá conviver durante uma hora com imagens produzidas pelo VJ Alexis, pioneiro brasileiro na arte de criação e performance de vídeos para pista de dança. Para Alexis, “será uma oportunidade para mostrar imagens que não assistimos na TV: vídeo-brincadeiras com o Bush, crianças da Amazônia fazendo caretas e outras coisas que nos ajudem a despertar do cinza, dos engarrafamentos e do mau-humor dos motoristas, tudo isso sincronizado à música eletrônica da rádio”.

Essa primeira intervenção em rede de rádio-eletromídia inaugura uma nova modalidade de programação dos painéis, o “Street Vídeo”, uma espécie de grafitagem do século XXI, que utiliza câmeras digitais e painéis eletrônicos ao invés de tinta e muros, tendo a trilha sonora da rádio como guia para o ritmo das imagens. Nos tempos mais que modernos, os VJs destacam-se como expoentes de uma geração que têm não apenas uma câmera na mão e uma idéia na cabeça, mas também um computador no estúdio e 14 telas enormes espalhadas por uma das maiores cidades do mundo.

Com uma política de incentivo às artes, a Eletromídia, que já participou de projetos com grafiteiros e artistas plásticos, dá continuidade a sua parceria com VJs da cena paulista, iniciado com o VJ Palumbo e agora com o veterano VJ Alexis. Para Mário Santiago, diretor de Criação da Eletromídia, a parceria com os VJs vem de encontro à busca pela ampliação do caráter do painel, que é muito mais do que um outdoor com imagens em movimento.

Para conferir o Street Vídeo, no dia 22 de março, sábado, basta sintonizar o rádio do seu carro na 97 FM e passear pela cidade das 21 às 22hs nas Av. Paulista (altura da Al. Campinas), Av. Rebouças (esquina com a Faria Lima), Av. Consolação (nº 1.453), Av. Cidade Jardim (esquina com a Faria Lima), Av. Berrini com Águas Espraiadas, Av. Juscelino Kubitschek (esquina com a Faria Lima), Av. Roque Petroni Jr (nº 837), Av. Rubem Berta (sentido Aeroporto), Av. dos Bandeirantes (nº 1001), Av. Giovanni Gronchi (nº 4020), Av. Radial Leste (nº 1884), Av. Brig. Faria Lima (em frente ao Shopping Iguatemi) e Av. Juscelino Kubitschek (esquina com a R. João Cachoeira).

VJ Alexis – Formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e fluente em cinco idiomas, Alexis, já esteve em vinte países no mundo, tendo morado na Tailândia, Suíça e Inglaterra, onde entrou em contato com a cultura eletrônica underground. Após observar o uso de imagens em Live PAs de grupos como o Kraftwerk, desistiu da carreira na área internacional do governo para ser o primeiro VJ brasileiro. Mudou-se para São Paulo em 1999, dedicando-se inteiramente à VJ-performance desde então. Alexis já fez mais de 250 apresentações em treze estados, do Amazonas ao Rio Grande do Sul.

Quando não esta intervindo na monotonia publicitária urbana, Alexis é responsável pelas performances visuais nas principais pistas de danças eletrônicas do país. Presente tanto nas festas e clubes underground quanto nos grandes eventos como Skol Beats e Parada da Paz, Alexis cria e mixa imagens ao vivo, sincronizando suas projeções à música tocada pelos DJs. Assim como nas vídeo-interferências urbanas, suas VJ apresentações são marcadas pelo humor e pelo ritmo da geração que tem a música eletrônica como referência cultural.