STJ sedia lançamento de livro sobre gerenciamento de crises

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 17:30, por: cdb

Na noite desta quarta-feira (28), o Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoveu coquetel de lançamento do livro “Manual de Gerenciamento de Crises”, do jornalista e servidor da Justiça do Trabalho Celso Gomes.

Atuando há 10 anos na Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, abrangendo Rondônia e Acre, o autor contou como surgiu a ideia do livro: “Nós participávamos do Fórum Nacional dos Assessores de Comunicação (FNCJ) e também do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom) e, sempre que organizávamos esses eventos, percebíamos que o tema gerenciar crises era sempre o da ponta.” Ao perceber que não havia nenhuma publicação sobre tema no mercado, voltado especificamente para o Poder Judiciário, Celso resolveu escrever o manual.

Na ocasião, foi realizada mesa-redonda da qual participaram Moacir Maia, presidente do FNCJ; Antônio Carlos, representante da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Celso Gomes. “A mesa-redonda é uma iniciativa nova. A intenção é fazer provocações sobre como as crises têm surgido e se dissipado”, afirmou o jornalista.

De acordo com Moacir Maia, a publicação deve ser vista sob a perspectiva do aprimoramento da prestação dos serviços públicos. “Quando vemos a concretização de um trabalho como esse, temos a clara certeza de que disponibilizamos um instrumental a mais para que os profissionais da área da comunicação e os próprios gestores da Justiça possam ter mais sensibilidade com um tema que deixou de ser acessório, para ser elemento fundamental do planejamento estratégico das instituições”, relatou.

Ricardo Delfort, servidor aposentado do Tribunal de Contas da União e presidente do Instituto Nacional de Finanças Públicas, prestigiou o evento e falou sobre a importância da obra que acabara de adquirir: “Na área gerencial, cada vez mais, habilitar o profissional para a gestão de crises é fundamental. Naturalmente, tentamos evitar as crises fazendo um planejamento adequado, tentando antecipar os problemas que por ventura possam acontecer, mas não conseguimos antecipar tudo. Dessa forma, o livro é um bom início nesse processo e é bastante pertinente para a atuação do Instituto, pois nosso objetivo é auxiliar os gestores públicos no gerenciamento adequado dos recursos públicos”.

O lançamento contou, ainda, com a apresentação musical de André Porto, que trouxe repertório de canções próprias e também de outros artistas brasileiros: “Meu trabalho é um estilo pop romântico no estilo Lulu Santos e Frejat. Mas, nos meus shows, eu toco principalmente cantores que ainda não são tão famosos. São músicas regionais de qualidade, que poucas pessoas conhecem”, disse.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 3319-8460 e 3319-8373.

Foto – Autor da obra, Celso Gomes e Moacir Maia

Foto – Mesa de debates