Stedile pede a Mantega que não aja como FHC

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de março de 2006 as 23:00, por: cdb

Coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile espera que o novo ministro da Fazenda, Guido Mantega, não repita no cargo o que fez o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, ”que negava o que tinha escrito”.

– Espero do ministro Mantega que ele seja fiel à sua tese de doutorado, que defende o desenvolvimento social como modelo de crescimento para o país. Que ele não faça como FHC, que negava o que tinha escrito – afirmou.

Stedile disse que, se o presidente tiver sensibilidade para ouvir a sociedade, não manterá a linha do ex-ministro.

– ‘Há clamor nas entidades sociais para que mude a política. O vice-presidente [da República, José Alencar] passou três anos pedindo. Os empresários pedem. É hora de o governo ter sensibilidade e espero que Lula tenha coragem – afirmou a jornalistas.’

Embora Stedile seja um crítico contumaz do governo petista, ele adiantou que Lula terá o seu voto, caso seja candidato à reeleição.

– Eu vou votar, de novo, no Lula, que é para ter mais moral para brigar com ele para que mude a política econômica – reforçou.

Para Stedile, o presidente se mantém como ”o candidato dos pobres” e a maioria da população de menor poder aquisitivo voltará a dar o seu voto de confiança ao presidente para reelegê-lo, ”mas torcendo por mudanças”. Quanto a Palocci, Stedile acredita que ele caiu porque ”tropicou na sua própria casca de banana”.