SP, RJ e Brasília apresentam produções cinematográficas recentes da Dinamarca

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 20 de setembro de 2003 as 19:00, por: cdb

A partir deste mês, os Centros Culturais do Banco do Brasil em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro e apresentam as recentes produções do cinema dinamarquês na mostra ‘O Novíssimo Cinema Dinamarquês’, entre os dias 23 de setembro e 12 de outubro.
 
Serão exibidos longas, curtas e documentários selecionados em colaboração com o Instituto de Cinema Dinamarquês.

Com uma tradição, que se iniciou internacionalmente com os clássicos ‘Joanna D´Arc’ e ‘Gertrud’ de Carl Th. Dreyer, as produções dinamarquesas tiveram seu fortalecimento nos anos 80 com filmes premiados em festivais internacionais como ‘Pelle, o Conquistador’ e ‘A Festa de Babette’.

A grande revolução acontece em meados dos anos 90 com o ‘Dogma 95’, movimento liderado pelos diretores Lars von Trier e Thomas Vinterberg e aclamado por cineastas, crítica e público, que retratou de modo incisivo angústias, tabus e relações humanas em produções extremamente simples como um manifesto contra o excesso de efeitos tecnológicos no cinema e tem como destaques ‘Festa de Família’, ‘Os Idiotas’ e ‘Mifune’.

Atualmente, o cinema dinamarquês, de qualidade reconhecida internacionalmente, lança entre trinta e quarenta longas-metragens por ano.

A mostra, que tem a curadoria de Karl Erik Schollhammer, traça os diferentes caminhos da geração ‘pós-Dogma’, revelando tanto os que deram continuidade às regras do movimento, quanto os que tomaram caminhos diversos.
 
Destaque para o documentário de Jesper Jargild, ‘Os Purificados’, que revela que o ‘Dogma’ não foi tão puro nos seus princípios.
 
Alguns outros destaques da mostra são ‘Pequenos Acidentes’ de Sma Ulykker, ‘Encarando a Verdade’ de Nils Malmros e ‘A Grande Garotinha’ de Morten Kohlert.

Serviço:

A credencial, que é válida para todas as sessões durante 30 dias, custa R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia).
São Paulo
23 a 28 de setembro
CCBB -­ Rua Álvares Penteado, 112 (Centro)
Tel: 3113-3651
E-mail: ccbbsp@bb.com.br

Brasília
30 de setembro a 5 de outubro
CCBB -­ SCES Trecho 2 cj. 22
Tel: 310-7087
E-mail:­ ccbbdf@bb.com.br

Rio de Janeiro
7 a 12 de outubro
CCBB ­- Rua 1° de março, 66 (Centro)
Tel: 3808 ]-2020
E-mail:­ ccbbrj@bb.com.br