Solidariedade internacional com a luta dos estivadores portugueses

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de novembro de 2012 as 14:19, por: cdb

Os estivadores europeus lutam contra a liberalização do trabalho no setor e têm manifestado a sua solidariedade com os trabalhadores portuários portugueses. Para amanhã, está prevista uma greve de solidariedade de duas horas em alguns portos europeus e espera-se a participação de uma delegação internacional na manifestação dos estivadores portugueses. Artigo |28 Novembro, 2012 – 18:21 Manifestação dos estivadores no dia da Greve Geral de 14 de novembro de 2012

Nesta quinta feira, os estivadores de alguns portos europeus irão parar entre as 13h e as 15h em solidariedade com os estivadores portugueses em luta contra a precarização do setor.

A luta dos estivadores portugueses insere-se no combate dos trabalhadores portuários a nível europeu contra a liberalização e a precarização do trabalho nos portos, promovida e incentivada pela Comissão Europeia e que tem vindo a enfrentar a resistência dos trabalhadores portuários em diversos países.

Nos sites, mundial e europeu, da ITF (Federação internacional dos trabalhadores dos transportes) a manifestação dos estivadores portugueses desta quinta feira é divulgada – Dockers’ demo in Portugal over port liberalisation plans (Manifestação dos estivadores portugueses sobre a liberalização dos portos), anunciando a participação de estivadores belgas, dinamarqueses e finlandeses.

Divulgamos abaixo 4 vídeos: o primeiro dos estivadores portugueses apelando à manifestação desta quinta-feira, 3 de solidariedade internacional com os estivadores portugueses e, por fim, dos estivadores portugueses sobre “as razões de uma luta”.

Artigos relacionados:  Há quem ache que ser estivador é uma brincadeira Trabalhadores portuários lutam contra a precariedade Precarização do trabalho portuário