Solenidade apresenta resultados de cooperação técnica Semed/MEC/PNUD

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2012 as 13:57, por: cdb

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) encerrou na quinta-feira (1º), em cerimônia no auditório do Maceió Mar Hotel, o Termo de Cooperação Técnica entre a Semed, o Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Participaram da cerimônia o secretário Thomaz Beltrão, o secretário-adjunto, Marcelo Nascimento, e os representantes do MEC, Francisco Chagas, e do PNUD, Maria Teresa Amaral Fontes e Liliane Marchiorato. O prefeito Cícero Almeida foi representado pelo secretário municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio, Sergio Villela.
Thomas Beltrão agradeceu a presença dos técnicos do MEC/PNUD que acompanharam de perto, durante os 18 meses de execução do projeto – batizado de Cidade Educar – orientando a elaboração das 17 ações prioritárias, algumas das quais já em execução. Beltrão agradeceu também o apoio recebido da prefeitura municipal. “Sem o comprometimento pessoal do prefeito Cícero Almeida, dificilmente teríamos avançado tanto da educação em Maceió”, afirmou o secretário.
A coordenadora geral do PNUD, Maria Teresa Fontes considera a experiência como inovadora no campo da educação e diz que ela já pode ser considerada um caso de sucesso. “O MEC/PNUD vão envidar os esforços necessários para continuar apoiando a Semed na implantação das propostas constantes na primeira fase do projeto”, afirmou Maria Teresa.
Francisco Chagas, secretário-executivo adjunto do MEC, destacou que o propósito de todo o trabalho desenvolvido é a melhoria da educação. “Precisamos garantir que o aluno tenha acesso à escola, permaneça nela e, assim, aprenda”, frisou.
O programa Cidade Educar define ações estratégicas para melhoria dos índices educacionais em Maceió, a partir do diagnóstico elaborado pelo PNUD e pela equipe técnica da Semed, visando à superação das dificuldades atestadas pelos números do Índice de Educação Básica (Ideb), com vistas a melhorar a qualidade da educação pública da capital.
Foram apresentados vídeos sobre o processo de elaboração do Cidade Educar e sobre a atuação do secretário Thomaz Beltrão à frente da pasta da Educação. Também houve apresentação da página eletrônica da Semed – em processo de finalização – e da revista institucional Cidade Educar, produtos de comunicação integrantes das ações do Cidade Educar. Edna Lopes, do Conselho Municipal de Educação (Comed) apresentou a Revista do Comed, uma publicação produzida em parceria com a Semed, que está sendo distribuída em todas as escolas da rede, nos demais conselhos e instituições da sociedade.