Sociedade protetora de animais chama Gisele Bünchen de “sanguessuga”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 12 de novembro de 2002 as 13:24, por: cdb

A organização não-governamental People for the Ethical Treatment of Animals (Peta) inaugurou na segunda-feira uma campanha contra a produção e o uso de casacos feitos à base de pele de animais.

Um dos estopins da campanha foi a série de anúncios recentemente feitos pela modelo Giselle Bündchen para a marca americana Blackglama, na qual ela aparece usando casacos de pele.

Por ter protagonizado a campanha, a Peta chamou a modelo de “sanguessuga”. A campanha anticasacos de pele é protagonizada pela cantora pop britânica Sophie Ellis Bextor.

Bextor é intérprete de sucessos das rádios e pistas de dança britânicas, como Murder on The Dance Floor e Take Me Home.

Raposa morta

No recém-divulgado anúncio, a cantora aparece segurando a carcaça de uma raposa. Ao pé da imagem, é possível ler a inscrição “Aqui está o resto de seu casaco de pele”.

A foto de Bextor, na qual a cantora aparece usando um vestido negro, foi feita por Mary McCartney, filha de Paul McCarney. A imagem deve ser veiculada em revistas e, possivelmente, em cartazes.

Antes da cantora, outros nomes famosos protagonizaram campanhas da Peta, como as atrizes Kim Bassinger e Pamela Anderson, a cantora Melissa Etheridge e as modelos Christy Turlington e Naomi Campbell.

A Peta acabou rompendo com Naomi Campbell, após a modelo ter aparecido nas passarelas de moda usando casacos de pele.

“Patético”

A cantora Sophie Ellis Bextor disse que o uso de casaco de peles é “realmente patético, quando há tantas outras opções”.

“Faço parte de uma geração que creceu com a campanha que usava o slogan ‘Nós preferimos ficar nuas a usar peles’. E isso me afetou”, acrescentou Bextor.

Um porta-voz da British Fur Trade Association, responsável pela produção e comercialização de casacos de pele na Grã-Bretanha, disse que não faria comentários sobre a campanha até ver o anúncio.

A campanha lançada pela Peta surge em um momento em que os casacos de pele parecem estar tendo uma ressurreição.

Além da série de anúncios com Gisele Bündchen, a edição de setembro da revista Vogue trouxe um ensaio com diversas modelos usando casacos de pele.