Sobreviventes do tsunami são encontrados depois de 37 dias

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 3 de fevereiro de 2005 as 09:34, por: cdb

Nove membros de uma tribo foram resgatados nas ilhas Andaman e Nicobar, na Índia, mais de um mês após um tsunami ter devastado a região. O grupo tribal ficou perdido na mata e conseguiu sobreviver alimentando-se de javalis e côcos, disseram autoridades nesta quinta-feira.

Os cinco homens, uma mulher e três meninas fugiram para o cume de uma montanha quando o tsunami atingiu a costa do país no dia 26 de dezembro. Em seguida, eles se perderam na floresta. Eles foram encontrados por uma equipe de busca da polícia perto da baía de Campbell, em Nicobar, após receberem ajuda de uma tribo mais primitiva, localizada no interior da ilha.

– Eles contaram que encontraram um garoto da tribo dos shompen em um pequeno morro e ele ensinou a todos como fazer fogo usando gravetos – afirmou à Reuters o comandante Salil Mehta, de Port Blair, capital da cadeia de ilhas.

O conjunto de mais de 550 ilhas, das quais menos de 40 são habitadas, abriga seis tribos de origem mongol e africana, que vivem lá há milhares de anos.