Sobre a utilidade e o peso

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de janeiro de 2005 as 11:12, por: cdb

Estréia na programação do Telecine Premium nesse sábado o filme 21 gramas. E qual é a utilidade de se indicar, ou até comentar, por aqui sobre essa produção de título presepeiro? 21 gramas é a primeira produção hollywoodiana do diretor mexicano Alejandro Gonzáles Iñérritu, do notável Amores Brutos. Foi uma decepção porque, apesar de trazer grandes nomes com boas atuações (Sean Penn, Naomi Watts e Benicio Del Toro), a história não colaborava. E o pior, o modo de contá-la também não foi nada criativo. Esperava-se que Iñárritu fosse fazer uma obra pelo menos com um leve toque autoral. 21 gramas saiu com cara de pastiche, meio desalmado, sem trazer um pingo de originalidade.
 
A edição, que recorta as histórias dos protagonistas de 21 gramas, também contribui para o fraco desempenho da fita. Ao término, temos a impressão de ter visto vários filmes e, ao mesmo tempo, nenhum. Naomi Watts e Sean Penn estão em boa forma. De repente, vale a pena ver pelos dois. 
 
E qual é a utilidade de se indicar, ou até comentar, por aqui sobre essa produção de título presepeiro?
 
O cineasta chileno Alejandro Amenábar veio com tudo em Os outros, sua primeira incursão em Hollywood. Porém, voltou para as co-produções e estará em breve por aqui com o seu Mar adentro. Fernando Meirelles e Walter Salles estão flertando com suas experiências internacionais (o segundo chegou a ter uma indicação para o Oscar). Mas, e daí, o leitor já deve estar impaciente em saber qual é a utilidade de se indicar, ou até comentar, por aqui sobre essa produção de título presepeiro (21 gramas)?
 
Vinte e uma gramas é o peso que, impreterivelmente, o corpo humano perde ao morrer, independente de cor, raça, peso, idade… e aí, o colunista pergunta: e daí? E, para finalizar, qual a utilidade de se fazer esse filme? Já que ele foi feito, nos utilizamos da mesma utilidade que o levou aos cinemas, e agora ao Telecine, para escrever sobre ele. 21 gramas, 21h, canal 61.