Sobe para 70 número de feridos em terremoto no Japão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de maio de 2003 as 17:18, por: cdb

Um terremoto de sete graus na escala Richter atingiu nesta segunda-feira o nordeste do Japão, às 18h24 (6h24 em Brasília), deixando até o momento 70 feridos, segundo informações do jornal The Daily Yomiuri.

O terremoto foi sentido em Tóquio, a mais de 300 km do epicentro do tremor.

Segundo autoridades locais, 70 pessoas ficaram feridas pelos incêndios, desmoronamentos e deslizamentos de pedras nas cidades de Iwate, Miyagi e Akita.

Em Iwate, 29 pessoas ficaram feridas, entre elas estudantes de uma escola atingida por um deslizamento de terra ocorrido após o tremor.

O epicentro do tremor foi localizado no oceano Pacífico a 20 km da costa de Miyagi e a 71 km de profundidade, segundo a agência meteorológica japonesa.

O observatório de ciências da terra de Estrasburgo (leste da França) estimou a magnitude do tremor em sete graus na escala Richter.

– O impacto teria sido muito mais grave se o epicentro não tivesse sido tão profundo – afirmou Noritake Nishibe, responsável da agência meteorológica, destacando que este foi o terremoto mais forte desde março de 2002, quando outro tremor alcançou 7,2 graus.

Naquela ocasião o epicentro também foi localizado no mar, entre Taiwan e a ponta sul do canal de Okinawa.

– Pensamos que o terremoto ocorreu após o deslocamento para baixo da placa do Pacífico – declarou Nishibe.

Novo tremor

O reator nuclear de Onagawa, perto do epicentro, parou de funcionar automaticamente sem provocar danos, enquanto outras centrais da região operam normalmente. Cerca de quatro horas após o terremoto, foi sentido um tremor na região, de 4,9 graus na escala Richter.

O governo japonês instalou uma equipe de emergência para lidar com as consequências do terremoto, que não parecem ser muito graves.

O tremor foi sentido no centro de Tóquio, onde os arranha-céus balançaram durante mais de um minuto.

O primeiro-ministro norueguês, Kjell Magne Bondevik, que está de visita no Japão, foi retirado do hotel em que estava hospedado quando o terremoto atingiu com força o edifício, de acordo com a imprensa norueguesa.

O Japão foi o cenário de vários tremores de terra. Em 1995, em um terremoto que atingiu 7,2 graus na escala Richter, morreram 6.400 pessoas, enquanto outras 40 mil ficaram feridas. O terremoto destruiu 248 mil edifícios em Kobe (sul).