SJP tem quatro ginásios aprovados para receber delegações na Olimpíada/2016

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 15:48, por: cdb

26/jan/2012 – 15:43Compartilhe:

Fotos: Silvio Ramos – Ginásio da Colônia Rio Grande passou por reformas e é um dos indicados para a Olimpíada/2016

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 anunciou nesta semana todos os espaços esportivos aptos a receberem delegações durante a competição. Dos 20 locais indicados no Paraná, quatro ficam em São José dos Pinhais: os ginásios Ney Braga II, Colônia Rio Grande, São Marcos e Afonso Pena. Todos os locais foram vistoriados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em outubro de 2011.

Critérios como segurança, locomoção e estrutura da cidade foram levados em conta para a escolha dos locais de treinamentos durante a Olimpíada e Paraolimpíada. Todos os centros escolhidos deverão ter disponibilidade de 30 a 40 dias para que as delegações façam suas atividades preparatórias em 2016. “Essa aprovação demonstra a boa estrutura física dos equipamentos esportivos de São José dos Pinhais e os investimentos feitos na gestão do prefeito Ivan Rodrigues. Temos um respaldo positivo para trazermos delegações para a preparação em nossa cidade”, avalia o secretário municipal de Esporte e Lazer, Cláudio Padilha. As escolhas dos locais serão feitas pelas próprias seleções, que receberão um guia com todos os espaços pré-selecionados.

Ginásio Afonso Pena tem capacidade para 4,5 mil pessoas e ficará pronto nos próximos meses
 A cidade conta com atrativos que podem aumentar as chances de abrigar uma delegação durante a competição olímpica, como o Aeroporto Internacional Afonso Pena e a boa infraestrutura de São José dos Pinhais. Outra vantagem do município é a criação do Centro de Excelência em Treinamento Paraolímpico, através de acordo entre Prefeitura e governo do Estado, que poderá ser utilizado durante a preparação da Paraolimpíada, também em 2016. A vinda de delegações internacionais seria capaz de atrair imprensa e público, movimentando o comércio local, e ajudaria a divulgar o nome de São José dos Pinhais em outras partes do mundo.  Além das quatro estruturas em São José dos Pinhais, o Comitê Organizador aprovou espaços em Curitiba (5), Londrina e Toledo (3) e Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Paranaguá e Piraquara (1). Em todo o país foram 172 estruturas selecionadas para concentração e treinamento das seleções que disputarão as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 73 cidades de 18 estados brasileiros.

Os ginásios do São Marcos (foto), Ney Braga II, Colônia Rio Grande e Afonso Pena estão aprovados para competição olímpicaLogue-se ou se registre para poder enviar comentários