Site conta vítimas da violência no Brasil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007 as 21:46, por: cdb

Foi lançado nesta quinta-feira, por dois jovens, o site Rio Body Count, o primeiro site que conta as vítimas da criminalidade no Rio de Janeiro. O site reúne informações de jornais e em quase dois dias de atividade já conta 20 mortos e 13 feridos na cidade onde vivem os criadores da página na Web, o analista de sistema Vinicius Costa, 25, e o cartunista André Dahmer, 32. A inspiração veio do Iraq Body Count, que contabiliza pelo menos 56 mil mortos desde a invasão dos Estados Unidos ao país árabe.

Internautas de São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e outras capitais brasileiras já procuraram o grupo para desenvolver a iniciativa em suas cidades, de acordo com o analista de sistema.

O site que inspirou a iniciativa surgiu depois de uma declaração do general norte-americano Tommy Franks, de que os militares que invadiram o Iraque em 2003 não fazem contagem dos mortos.

No fim do ano passado, o Rio de Janeiro passou por uma de suas mais duras ondas de violência, na qual gangues atacaram alvos civis e policiais, matando 19 pessoas. A crise na segurança pública fluminense levou o governo estadual a pedir ajuda da Força Nacional de Segurança, que já opera nas divisas do Rio com São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.