Sistema Único de Segurança não conta com 4 Estados

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 30 de junho de 2003 as 16:17, por: cdb

Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Paraná, além do Distrito Federal, são os Estados que ainda não integram o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). O secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, fez o balanço da situação da secretaria nos primeiros seis meses de atuação.

Ao aderir ao sistema os Estados têm acesso a padrões compartilhados de informação e investigaçã. Soares também lançou o primeiro Concurso Nacional de Pesquisas Aplicadas na área de segurança pública.

Até o fim do ano, serão analisados 60 projetos de pesquisa em sete áreas distintas. De acordo com Soares, os projetos produzirão o “mais completo diagnóstico de segurança pública brasileira”.

A verba destinada ao concurso é de R$ 4,561 milhões. Soares anunciou também a criação da Escola Superior de Segurança Pública, que funcionará em Brasília a partir do segundo semestre. O secretário revelou que vai investir na modernização da perícia com ampliação dos exames de DNA.

Haverá quatro redes regionais de perícia com quatro núcleos de laboratórios instalados no Rio, Manaus, Maceió e Distrito Federal.